quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Palestra na USP: O Islão no Ocidente




O Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), por meio de seu Laboratório de Estudos da Ásia (LEA), promove o encontro “O Islã no Ocidente: História & ideologia nos meios de comunicação”, com palestra do jornalista e escritor Mateus Soares de Azevedo. O evento acontecerá no Auditório do Departamento de História (FFLCH-USP), Av. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo, em 23 agosto, às 19h30.
  
A ideia da apresentação é oferecer ao público interessado uma panorâmica do desdobramento histórico, religioso, político e cultural da civilização islâmica, especialmente no que diz respeito aos seus contatos com o mundo ocidental e à maneira pela qual os meios de comunicação retratam sua mensagem e seus eventos.

Em síntese, a apresentação terá três movimentos:
1. A mensagem e a práxis islâmica em si
2. As relações históricas do Islã com o Ocidente
3. O tratamento que a imprensa ocidental dá aos eventos e assuntos islâmicos

Sobre o conferencista: Historiador das religiões, islamólogo e jornalista, Mateus Soares de Azevedo nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1959. Cursou o antigo ginásio e o secundário no Colégio Santa Cruz, em São Paulo, e graduou-se em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de S. Paulo. É mestre em História Social das Religiões pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Relações Internacionais pela Universidade George Washington (EUA). Viveu uma temporada na Inglaterra e outra nos Estados Unidos, onde contatou especialistas e realizou pesquisas para seus livros e artigos. Um de seus trabalhos, publicado em inglês como “Men of a Single Book” (World Wisdom, 2010) foi premiado nos Estados Unidos como melhor livro do ano na categoria “Religião Comparada”.  É autor dos seguintes livros: ‘Homens de um Livro só: o Fundamentalismo no Islã, no Cristianismo e no pensamento moderno’ (Best Seller, 2008);  ‘A Inteligência da Fé: Cristianismo, Islã, Judaísmo’ (Record, 2006);  ‘Iniciação ao Islã e Sufismo’ (Record, 2001, 4ª ed.);  ‘Mística Islâmica’ (Vozes, 2000, 3ª ed.), entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário