Será que não poderemos superar essa contradição? Abrir as portas da verdadeira metafísica para a maioria das pessoas seria um golpe mortal no ateísmo. Os ateus têm na falácia de que eles estão ao lado da razão e do bom senso, enquanto a fé em Deus se apoia apenas numa frágil aceitação de base puramente emocional, o seu maior argumento. É essa mentira deslavada que a metafísica ao alcance de todos poderia desmascarar. Por que não é possivel?
Primeiramente, creio, temos de nos entender acerca do significado de metafísica. Ela não é filosofia; enquanto esta última é racional, a metafísica é uma ciência transcendente. Também não se trata de teologia; esta trata em geral de expor os dogmas e postulados de uma determinada religião em termos racionais. Já a metafísica não está restrita a apenas uma religião, ela é universal. Para entender isso, cito Platão: ele expôs uma sabedoria -- metafísica, precisamente -- que influenciou não apenas sua religião, a helenista, mas também o cristianismo, o islã e o judaísmo. E, diferentemente da teologia e da filosofia, que se dirigem à esfera mental, a metafísica autêntica abrange todo o ser humano, mente e coração. O veículo da filosofia é a razão; o veiculo da metafísica é o Intelecto. “Há algo de incriado e incriável na alma, e isto é o Intelecto” (mestre Eckhart). A metafísica, portanto, é um conhecimento sagrado; ela está no coração das diversas religiões ortodoxas. “A metafísica é a religião do sábio” (Frithjof Schuon).
Quero também tomar a liberdade de sugerir ao Fernando Borgomoni a leitura do livro "Homens de um Livro Só" (Best Seller/Nova Era, 2008), pois há lá um capítulo, o 9, que trata justamente de responder aos "militantes ateus" acerca deste ponto que ele levanta.
Ainda mais importante é a leitura de "A Unidade Transcendente das Religiões", de Schuon, que traz páginas inspiradas sobre a natureza e o papel da metafísica, especialmente nos primeiros capítulos.
Será que não poderemos superar essa contradição? Abrir as portas da verdadeira metafísica para a maioria das pessoas seria um golpe mortal no ateísmo. Os ateus têm na falácia de que eles estão ao lado da razão e do bom senso, enquanto a fé em Deus se apoia apenas numa frágil aceitação de base puramente emocional, o seu maior argumento. É essa mentira deslavada que a metafísica ao alcance de todos poderia desmascarar. Por que não é possivel?
ResponderEliminarPorque, parafraseando, as coisas são o que são. E não compreender isto é não compreender o que é a metafísica. E Deus sabe mais!
ResponderEliminarPrimeiramente, creio, temos de nos entender acerca do significado de metafísica. Ela não é filosofia; enquanto esta última é racional, a metafísica é uma ciência transcendente. Também não se trata de teologia; esta trata em geral de expor os dogmas e postulados de uma determinada religião em termos racionais. Já a metafísica não está restrita a apenas uma religião, ela é universal. Para entender isso, cito Platão: ele expôs uma sabedoria -- metafísica, precisamente -- que influenciou não apenas sua religião, a helenista, mas também o cristianismo, o islã e o judaísmo. E, diferentemente da teologia e da filosofia, que se dirigem à esfera mental, a metafísica autêntica abrange todo o ser humano, mente e coração. O veículo da filosofia é a razão; o veiculo da metafísica é o Intelecto. “Há algo de incriado e incriável na alma, e isto é o Intelecto” (mestre Eckhart). A metafísica, portanto, é um conhecimento sagrado; ela está no coração das diversas religiões ortodoxas. “A metafísica é a religião do sábio” (Frithjof Schuon).
ResponderEliminarMateus, São Paulo, Brasil.
Quero também tomar a liberdade de sugerir ao Fernando Borgomoni a leitura do livro "Homens de um Livro Só" (Best Seller/Nova Era, 2008), pois há lá um capítulo, o 9, que trata justamente de responder aos "militantes ateus" acerca deste ponto que ele levanta.
ResponderEliminarAinda mais importante é a leitura de "A Unidade Transcendente das Religiões", de Schuon, que traz páginas inspiradas sobre a natureza e o papel da metafísica, especialmente nos primeiros capítulos.
Mateus.