quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Olho do Coração (Chante Ishta)

Para além do livro que resultou da interacação de Hekaka Sapa com o poeta John Neihardt no início da década de 1930, Alce Negro Fala, deixamos também nota de uma outra obra repleta de ensinamentos espirituais da religião dos Indíos Sioux, tal como transmitidos pelo mesmo Alce Negro a Joseph Epes Brown, duas décadas depois.
Aqui fica uma pequena mas profundíssima passagem, bem como o indíce da primeira edição do livro na língua francesa (1953).


É o desejo do Grande-Espírito que a luz entre nas trevas para que nós possamos ver não apenas com os nossos dois olhos, mas sobretudo com o Olho único que está no Coração - Chante Ishta - com o qual nós vemos e conhecemos tudo o que é verdadeiro e bom.

(em Hehaka Sapa: Les Rites Secrets des Indiens Sioux, Payot, Paris, 1953, p.69)






Table de matiêres:

Avant Propos (Joseph Epes Brown)

Introduction (Frithjof Schuon)

Préface de Hékaka Sapa (Wapiti Noir)

I. La Descente de la Pipe Sacrée

II. La garde de l'ame

III. Le rite de purification

IV. Límploration d'une vision

V. La danse du soleil

VI. L'apparentage

VII. Préparation de la jeunne fille aux devoirs de la femme

VIII. Le lancement de la balle

(ver também The Sacred Pipe: Black Elk's Account of the Seven Rites of the Oglala Sioux, University of Oklahoma Press, 1953)

6 comentários:

  1. Olá...

    Sou muito jovem,tenho apenas 17 anos e desejo muito me enrriquecer com todo o conhecimento da Sabedoria Perene.Porém,eu não sei por onde começar,qual caminho a seguir para o estudo iniciático deste tão vasto conhecimento.
    Para se iniciar um estudo sobre a Sabedoria Perene é necessário ter uma " bagagem" intelectual necessária para que se compreenda os escritos dos perenialistas?
    A "bagagem" a qual eu me refiro seria ter uma ampla cosmovisão.Significa que eu a princípio devo conhecer as religiões,história,filosofia,literatura etc...

    Os escritos de René Guenón,Frithjof Schuon,Titus Burckhardt,Julius evola,Martin Lings são muito dificeis de compreensão para mim que sou apenas um jovem.Pois o nível de referência desses autores é tão vasta,que eu ainda preciso adquirir esta " bagagem" intelectual do qual falo.

    É nesta confusão mental que eu venho aqui pedir um conselho ao esplêndido site Sabedoria Perene.
    Por onde eu devo começar os estudos ? O que devo estudar ?
    Como eu adquiro aquele vigor moral onde eu possa seguir em frente a dar continuidade -apesar das adversidades que devem atravancar o caminho. ?

    ResponderEliminar
  2. Ruan,

    A obra destes autores apresenta um único propósito: levar o buscador na modernidade e pós-modernidade para a vida religiosa. A compreensão intelectual sobre isto e aquilo não é e nunca foi o objetivo deles, mas o resultado de uma vida pautada em Deus.

    Para avançar na compreensão sobre a Verdade, primeiro é necessário aceitar que existe a Verdade. Isto, necessariamente, demanda uma vida religiosa em uma tradição que ainda possibilite não apenas a ortodoxia e ortopraxis, mas o contato direto com um Mestre espiritual vivo. E para ser sincero, no Brasil (Você é brasileiro?) só pode ser encontrado no Islam (Como você deve saber, a maioria dos tradicionalistas eram e são muçulmanos).

    Se você quiser conversar, me mande um email: abdullaah786@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  3. ops, o email é abdullaah786@yahoo.com

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Ruan,

    Foi com alegria que, deste lado do Atlântico, li o seu comentário. É muito animador ver um jovem como você interessado na Sabedoria Perene.

    Você pede uma indicação para começar os seus estudos. Um excelente livro introdutório à filosofia perene e às mensagens dos seus maiores expositores, René Guénon e Frithjof Schuon, escrito por um autor de língua portuguesa, é o "A Inteligência da Fé: Cristianismo, Islã, Judaísmo" (Record/Nova Era, Rio, 2006).

    Espero que estas poucas informações possam ser úteis. Entretanto, receba os meus melhores cumprimentos e votos de bons estudos. Continue dando notícias. Pode utilizar o contacto de e-mail disponível na secção “Autores” do blogue.

    Nuno Almeida

    ResponderEliminar
  5. Caro Ruan,

    Uma nota rápida, para além da recomendação de leitura introdutória anterior. O autor central da escola perenialista/tradicionalista é Frithjof Schuon. A melhor ajuda para ir assimilando a mensagem da Sophia Perennis ou da Religio Perennis é ler, reler, e ler novamente, os livros deste autor.

    Por exemplo, o primeiro livro deste autor, “A Unidade Transcendente das Religiões” (IRGET, 2011), contém muitas definições e explicações cruciais, como a diferença entre a abordagem metafísica, a filosófica e a teológica. E também uma síntese maravilhosa das mensagens espirituais do Cristianismo e do Islão. Para primeira abordagem a este autor, outra boa possibilidade é o seu último livro, “A Transfiguração do Homem” (Sapientia, 2009).

    Um abraço deste lado do Atlântico,
    Nuno Almeida

    ResponderEliminar
  6. Caro Sr.Abdullaah,quanta presunção vós achardes que a verdade está unicamente no Islam e também ali está....A verdade está na gota de orvalho,assim como no grão de arei ou na semente soprado pelo vento que vai fecundar a terra longe dali.A verdade está em toda a obra do Criador e não está presa aos dogmas,liturgias e rituais sendo essas maneiras das manifestações singulares ou coletivas.Adimiramos e nos identificamos com o UNIVERSAL SUFI,digo UNIVERSAL,pois o Sufi assim com a vida é obra do meu Criador e não está preso as interpretações,muitas vezes, egoísticas do homens.
    Eu não sou do leste ou do oeste
    Eu não sou cristão, judeu ou muçulmano.
    Eu não sou hindu, budista, sufi ou zen.
    Eu não pertenço a nenhuma religião estabelecida ou qualquer sistema cultural.
    Não sou nem corpo nem alma, pois pertencem à alma de meu Amado (Criador)
    Rumi
    Ruan, leia,estude e absorva toda a VERDADE diluida no Unioverso e um dia irá brotar no seu santuário interior a oração e respostas para suas buscas
    Att
    JATeixeira

    ResponderEliminar