domingo, 3 de maio de 2009

1º Evento Sabedoria Perene

Foi na passada Quinta-Feira, dia 30 de Abril, que o Sabedoria Perene surgiu pela primeira vez fora deste espaço e fez a primeira apresentação pública do seu projecto com raízes na perspectiva universal de três grandes sábios do séc. XX: René Guénon, Ananda Coomaraswamy e Frithjof Schuon, e que procura divulgar a “escola” de pensamento que se tornou conhecida pelas designações de “perenialismo” ou “tradicionalismo”.

Esta possibilidade surgiu da presença do escritor brasileiro Mateus Soares de Azevedo em Portugal, que teve a amabilidade de nos apresentar duas interessantes palestras sobre temas que têm sido alvo de suas recentes pesquisas.


A primeira das palestras proferidas, com o título “Estará esgotado o papel histórico dos Estados Unidos da América?”, apesar de apresentar um carácter mais político, focou de forma extremamente clara os problemas inerentes ao fundamentalismo religioso e as suas nefastas consequências na humanidade, tema aliás que é aprofundado no seu livro “Homens de um livro só”.



Na segunda palestra, “Esoterismo e Exoterismo no Sermão da Montanha”, Mateus Soares de Azevedo apresentou uma breve abordagem sobre um dos temas mais interessantes do Cristianismo, isto é, o carácter eminentemente esotérico da sua mensagem. É interessante referir que Mateus recorreu em diversas ocasiões às palavras do nosso Padre António Vieira.



Foi ainda aproveitada esta oportunidade para divulgar um outro projecto do Sabedoria Perene que já há algum tempo está a ser preparado. Trata-se da criação de uma revista não-periódica de publicação online, a qual visa divulgar alguns dos principais textos publicados no blogue, bem como estabelecer uma plataforma para a publicação de textos de autores de expressão portuguesa dedicados ao estudo da Tradição e da Sophia Perennis. Com efeito, foi desvendado o conteúdo do primeiro número, o qual estará disponível brevemente.


Introdução
A renovação do interesse na Tradição – Whitall N. Perry


Tradição e Sophia Perennis
A Filosofia Perene – Frithjof Schuon
Religio Perennis – Frithjof Schuon
O que é a Tradição – Seyyed Hossein Nasr
Compreender a palavra “Tradição” – Ali Lakhani
Tradição como Função Espiritual – Reza Shah-Kazemi
Carta aberta sobre a Tradição (resumo) – James Cutsinger


Estudos da Tradição
O ponto de partida de René Guénon, parte I – Miguel Conceição
Esoterismo islâmico – René Guénon
Ritos e símbolos – René Guénon
Gnose cristã – Frithjof Schuon
Mulheres de Luz no Sufismo – Sachiko Murata
Sobre a tradução – Ali Lakhani
Religião, Ortodoxia e Intelecto – William Stoddart
Schuon e as grandes figuras espirituais do séc. XX – Mateus Soares de Azevedo
Nembutsu como ‘Lembrança’ – Marco Pallis

In memoriam
René Guénon – Martin Lings
A Tradição Primordial: Um tributo a Ananda Coomaraswamy – Ranjit Fernando
Um sábio para os Tempos: O papel e a obra de Frithjof Schuon – Harry Oldmeadow

Por último, cumpre agradecer a todos os presentes e à Associação Agostinho da Silva, na pessoa do Renato Epifânio, por ter acolhido de forma tão gentil este evento. Não posso ainda terminar sem agradecer profundamente ao Pedro Martins, dos Cadernos de Filosofia Extravagante, por todo o incentivo e apoio na divulgação do evento. Um grande abraço perene a todos.

4 comentários:

  1. Anónimo4/5/09 08:25

    Parabéns, queridos amigos Miguel e Nuno, pelo sucesso deste vosso primeiro evento e também pelo tanto que já fizeram em tão pouco tempo em prol da divulgação da Sabedoria Perene! O vosso entusiasmo, empenho e dedicação à "causa" que abraçaram é deveras contagiante e tenho a certeza que as sementes por vós lançadas só poderão florescer em beleza e dar muitos e belos frutos!

    Um abraço perene,

    Lucília

    ResponderEliminar
  2. Por favor, e em abono do rigor, corrijam a vossa lista de traduções do René Guénon: as edições da Vega de «A Crise do Mundo Moderno» e de «Esoterismo de Dante (seguido de «São Bernardo)» são respectivamente de 1977 e de 1978 -- fui eu que as fiz e as editei.
    António Carlos Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Caro António Carlos Carvalho,

    Agradeço-lhe o reparo dos erros detectados, os quais já foram rectificados. É uma grande satisfação saber da sua presença neste espaço.

    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Meu nome é Léo Magalhães e acabei de descobrir seu blog... Me interessei pela revista periódica, pois gosto de ler em papel... Como faço para assinar a revista?

    Favor responder por e-mail para leomagalhaes2008 em gmail ponto com

    Que a Paz de Deus esteja contigo

    ResponderEliminar