quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Inspirador de Fé (Al-Mumin)

Al-Mumin










Quanto tempo dirás,
“Eu conquistarei todo o mundo e o preencherei com o meu ser”?
Mesmo se um manto de neve cobrisse o mundo por completo,
o sol poderia derretê-la num instante.
Uma única centelha da misericórdia de Deus
poderia transformar veneno em água pura.
Onde existe dúvida,
Ele estabelece a certeza.

[Jalâluddîn Rumi, Mathnawi I:542-546fonte: Sufism.org]

sábado, 10 de novembro de 2007

A Buddhist Spectrum

Este livro, “A Buddhist Spectrum”, reflecte a sabedoria adquirida durante mais de meio século de estudo e de experiência vivida no Budismo Tibetano, bem como do estudo de outras religiões. Marco Pallis, dado a conhecer ao público com o seu trabalho “Peaks and Lamas”, o qual introduziu pela primeira vez no Ocidente a tradição integral do Tibete vista numa perspectiva Tradicionalista, escreveu ao longo da sua vida um importante conjunto de ensaios, na sua maioria dedicados ao Budismo, grande parte dos quais vieram a ser publicados nos seus dois livros publicados posteriormente.

Este livro, tal como indica o seu título, lida com uma grande variedade dos mais importantes aspectos da Tradição Budista, sendo simultaneamente uma obra dedicada à religião comparada, baseada sobretudo no encontro entre o Budismo e o Cristianismo. O objectivo de Pallis foi apresentar o Budismo como um upaya para a salvação e oferecer uma chave para a compreensão profunda dos seus ensinamentos tradicionais. Adicionalmente, a sua obra serve como um antídoto para as incompreensões resultantes da exposição de uma versão secularizada do Budismo tão dominante no mundo Ocidental.

Seyyed Hossein Nars disse em relação a esta obra: “A Buddhist Spectrum é simultaneamente um dos mais acessíveis trabalhos sobre o Budismo e uma grandiosa obra dedicada ao estudo de diferentes religiões e da sua espiritualidade. É o fruto dos pensamentos e das meditações de um homem cuja autoridade da sua exposição sobre questões religiosas e, em particular, o Budismo na sua forma Tibetana, teve uma profunda influência em muitos estudiosos e praticantes de religião, quer no Ocidente, quer no Oriente”.

Esta obra publicada pela World Wisdom é constituída pelos seguintes dez ensaios:

I – Living One’s Karma
II – The Marriage of Wisdom and Method
III – Is There a Problem of Evil?
IV – Is There Room for ‘Grace’ in Buddhism?
V – Considerations on the Tantric Alchemy
VI – Nembutsu as Remembrance
VII – Dharma and the Dharmas
VIII – Metaphysics of Musical Polyphony
IX – Anattâ
X – Archetypes, as Seen Through Buddhist Eyes

Virtude

Uma virtude apenas é um símbolo de imortalidade na condição de ser fundada em Deus; este facto atribuí-lhe um carácter simultaneamente impessoal e generoso. Uma qualidade que seja puramente natural - e não validada por uma atitude espiritual que a envolva de vida divina - não tem mais importância para Deus do que o "metal que tine". [Frithjof Schuon - Spiritual Perspectives and Human Facts]

Marco Pallis

Marco Pallis nasceu em 1895, filho de pais Gregos residentes em Liverpool, tendo recebido a sua educação em Harrow e na Universidade de Liverpool. Serviu durante a Primeira Grande Guerra o exército Britânico, tendo-se posteriormente dedicado ao estudo de música sobre a alçada de Arnold Dolmetsch. O seu crescimento intelectual foi muito influenciado pelas obras de dois grandes perenealistas, Ananda Coomaraswamy e René Guénon, tendo visitado o último duas vezes no Cairo e traduzido dois dos seus livros com o seu amigo Richard Nicholson.

Em 1923 Pallis visitou pela primeira vez o sul do Tibete numa expedição de montanha, tendo aí regressado nos anos de 1933 e 1936, fruto de um profundo interesse pela sua cultura tradicional, visitando os mosteiros em Sikkin e Ladakh. Depois da Segunda Grande Guerra regressou para uma visita mais prolongada, altura em que, após visitar o Ceilão e o Sul da Índia, tendo recebido o darshan de Ramana Maharshi em Tiravunnamalai, se fixou perto de Shigatse onde estudou com lamas Tibetanos e foi iniciado numa das linhagens com o nome Tibetano de Thubden Tendzin.

Pallis regressou a Inglaterra em 1950 quando, em conjunto com Richard Nicholson e outros músicos, formou o “English Consort of Viols”, um grupo dedicado à preservação de música Inglesa antiga.

Escreveu dois livros resultantes das suas experiências durante a estadia no Tibete: Peaks and Lamas (1939), o qual se veio a tornar um bestseller, e The Way and the Mountain (1960). Constituem um conjunto único de ensaios sobre a cultura Tibetana e o Budismo Tibetano.

A obra de Pallis é totalmente livre das comuns assumpções de superioridade do Ocidente, derivando grande parte dos seus livros de uma receptividade para com as lições da Tradição que ainda sobrevivia na altura no Tibete. Pallis atingiu algum conhecimento público quando participou na exposição da farsa de Lobsang Rampa.

Pallis escreveu inúmeros artigos para a publicação “Studies in Comparative Religion”, alguns dos quais foram incluídos na sua última publicação, A Buddhist Spectrum (2004). Huston Smith, um dos mais prestigiados estudiosos de religião escreveu sobre a sua obra, “Para a compreensão, e a beleza que essa compreensão necessita para ser efectiva, não encontro nenhum autor que o ultrapasse no que diz respeito ao Budismo”. Marco Pallis deixou-nos em 1989.


Bibliografia:

Peaks and Lamas (1939)
The Way and the Mountain (1960)
A Buddhist Spectrum (2004)


Publicações no “Sabedoria Perene”:

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Studies in Comparative Religion

Os primeiros resultados do projecto da World Wisdom de recuperação da primeira e mais importante publicação periódica em língua inglesa dedicada aos estudos da Tradição, a "Studies in Comparative Religion", estão finalmente disponíveis, contendo já um considerável número de artigos disponíveis para consulta.

Esta publicação, fundada em 1963 por Francis Clive-Ross e em actividade durante 25 anos, foi contemporânea de muitos dos mais importantes escritores tradicionalistas, tais como Schuon, Burckhardt, Pallis, Lings, W. N. Perry e muitos outros, os quais eram seus colaboradores assíduos, tendo sido possível manter uma elevada qualidade durante toda a sua existência.

Este projecto, para além de disponibilizar todos os artigos publicados ao longo dos 25 anos de vida da "Studies in Comparative Religion", pretende retomar a sua publicação, estando prevista a edição de novos números a partir do próximo ano.

Para mais informação consultem o site: Studies in Comparative Religion. Mais uma vez está de parabéns a World Wisdom.