terça-feira, 17 de julho de 2007

Rede Sagrada - Tradição no Mundo Moderno

Durante os dias de 23 e 24 de Setembro de 2006 a Universidade de Alberta (Canada) acolheu um dos mais importantes eventos das últimas décadas sobre a Tradição: Sacred Web Conference - Tradition in the Modern World . Neste evento, promovido por uma das mais importantes publicações periódicas em inglês devotadas ao assunto (Sacred Web), registou-se a presença de vários conferencistas provenientes de diferentes zonas do mundo e das mais diversas correntes religiosas e de pensamento.
O texto apresentado de seguida é uma tradução que pretende reproduzir parte da sessão de abertura proferida por M. Ali Lakhani (organizador da conferência e editor e fundador da Sacred Web).

***

Em nome da realidade divina, cuja presença é compadecida e misericordiosa.

(…) O título subjacente ao tema da conferência “Rede Sagrada da Tradição no Mundo Moderno” está relacionado com a busca da harmonia através de uma ligação mais profunda.

O título da conferência usa a palavra Tradição num sentido especial e, para aqueles que não são Tradicionalistas, gostaria de dedicar umas palavras sobre o termo Tradição e sobre a forma especial como este termo é usado nesta conferência e nas apresentações que a constituem: A diferença entre tradição no seu sentido vulgar e Tradição com “T” maiúsculo.

A Tradição, quando utilizada no seu sentido especial, refere-se a uma visão do mundo; uma visão do mundo que difere da percepção comum. Usualmente, o mundo é visto como composto de mente e matéria, de objectos físicos que subsistem no tempo e no espaço e que interpretamos através do uso das nossas mentes e dos nossos sentidos, bem como de instrumentos tecnológicos que são extensões dos primeiros.

Por contraste, os Tradicionalistas falam de uma forma de ver o mundo em que a mente e matéria existem como parte de um Realidade Contínua que envolve uma dimensão mais profunda; uma dimensão transcendente e espiritual em que os mundos da mente e da matéria são meras projecções. Podemos concebê-la como um oceano; um vasto oceano em que o mundo da mente e da matéria se equiparam à agitação das ondas na superfície desse oceano.

Este oceano profundo é uma presença em que todos participamos; é uma realidade em que vivemos, em que nos movimentamos e em que temos o nosso ser ou, usando uma metáfora mais adequada a esta conferência, podemos pensar neste oceano como uma rede sagrada (sacred web)… uma rede sagrada em que cada fio dessa rede é vida que está intimamente ligada a cada outro.

É a realização de que existe um centro transcendente contido no interior de cada um de nós; uma janela de oportunidade única, dentro do nosso coração, de onde toda a rede de vida pode ser vista; um centro de onde todos os fios emergem e através do qual todos os fios se mantêm unidos. É a realização de que o que fazemos à rede de vida, fazemo-lo a nós mesmos, e que as nossas desarmonias exteriores são um reflexo de imperfeição interior. A Paz verdadeira e a harmonia só podem ser encontradas através do alinhamento interior com a realidade profunda que nos une a todos.

Assim, é possível nomear as três diferenças fundamentais entre o entendimento vulgar do termo tradição e o sentido especial conferido ao termo quando este é usado pelos Tradicionalistas:

1. No seu sentido vulgar, tradição pode estar relacionada com hábito, costume, convenção; com uma forma convencional de entender ou de fazer coisas. Mas, no seu sentido especial, Tradição é uma visão do mundo e uma maneira de ser que envolve aquilo que por vezes é referido como sendo o sentido do sagrado. Isto é, um sentido de que o mundo criado é uma radiação do transcendente… Ou, poderei dizer, uma fragrância do divino.

2. No seu sentido vulgar, a tradição olha para o passado. Mas, no seu sentido especial, a Tradição é intemporal, fala da verdade que é Verdade em todo o tempo e, assim sendo, os Tradicionalistas por vezes designam-na como Tradição Primordial ou Tradição Perene.

3. No seu sentido vulgar, tradição refere-se àquilo que é convencional e que é comummente aceite. Mas, na sua utilização em sentido especial, Tradição refere-se à Verdade que, apesar de ser universalmente acessível, não é vulgar. Os métodos da Tradição envolvem a iniciação no caminho que nos torna vivos para o sagrado, através da combinação de esforços receptivos e da graça e a devoção total do nosso ser mais profundo à Verdade que é universal.

Sem comentários:

Enviar um comentário