sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Duvida-se de tudo, salvo da dúvida

"Seria preciso poder restituir à palavra 'filosofia' a sua significação original: a filosofia -- o 'amor da sabedoria' -- é a ciência de todos os princípios fundamentais; esta ciência opera com a intuição, que 'percebe', e não somente com a razão, que 'conclui'.
Subjetivamente falando, a essência da filosofia é a certeza; para os modernos, ao contrário, a essência da filosofia é a dúvida: o filósofo deve raciocinar sem nenhuma premissa (voraussetzungsloses Denken), como se essa condição não fosse ela mesma uma ideia preconcebida; é a contradição clássica de todo relativismo. Duvida-se de tudo, salvo da dúvida."

Frithjof Schuon: A Transfiguração do Homem. Sapientia, 2009, p. 11.

2 comentários:

  1. Nuno, gosto de refletir sobre tudo e sei um pouco de muito. Já tive preconceito com a filosofia por achar que ela era uma armadilha ao saber pratico.
    Ao contrário do que possa parecer o amor é coisa mais pratica do mundo.

    ResponderEliminar
  2. rogerio assis4/2/12 16:18

    O nosso o saber sobre o mundo é bom porque chegamos nús ao mundo, apenas possuindo a inteligência para a escapar à fome, ao frio e às feras. Mas saber muito sobre o mundo e pouco sobre nós mesmos é a tragédia do mundo ocidental.O que nos interessa conquistar o mundo se andamos perdidos de nós mesmos? Ai o orgulho que nos cega!

    ResponderEliminar